Poucos símbolos são tão reconhecidos mundialmente quanto o crocodilo da marca Lacoste. Mesmo assim, a empresa decidiu mudá-lo, mas apenas temporariamente.

A marca francesa lançou uma coleção limitada de pólos brancas que, em vez do famoso crocodilo, trouxe o símbolo 10 espécies ameaçadas de extinção. A coleção se esgotou em pouco tempo, mas nem todas as pessoas ficaram satisfeitas com a mudança.

O Programa Save our Species (Salve nossas Espécies) é uma colaboração entre a Lacoste e a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

Como parte do projeto, a linha de roupas revelou uma linha de camisetas durante a semana de moda em Paris. A coleção consistem em apenas 1.775 itens que mostram 10 espécies ameaçadas de extinção em vez do logo original.

O número de camisetas produzidas para cada série corresponde à quantidade de espécies que ainda restam na natureza.

Entre as espécies, estão: golfinhos Vaquita, tartaruga de Myanmar, Lêmure esportivo do Norte, Rinoceronte javanês, Gibão Cao Vit, Papagaio Kakapo, Côndor Californiano, o Saola, o tigre da Sumatra, e a iguana Anegada.

Apesar do esforço para conscientizar a população sobre o perigo de extinção que esses animais estão sofrendo, algumas pessoas estão acusando a Lacoste de fazer “lavagem verde”. A expressão indica que há uma apropriação inadequada de causas ambientalistas para usar como marketing.